Agenciamento de viagens e turismo: análise da Gestão da Qualidade Total (GQT) em pacotes regionais e nacionais

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal de pesquisa, analisar de que forma as agências de viagens e turismo tem trabalhado a Gestão da Qualidade Total (GQT) em seus pacotes regionais e nacionais, e a implementação de alguns pontos cruciais na qualidade do serviço ofertado. A problemática apresentada por essa pesquisa, se fundamenta a partir do surgimento constante de novas agências de viagens e turismo, e pesquisas preexistentes sobre a temática. A Metodologia da pesquisa se caracteriza de natureza descritiva exploratória com abordagem qualitativa, utilizando para coleta de dados, a revisão literária sobre a temática central e correlata, além de aplicação de entrevista semiestruturada com os gestores dos empreendimentos escolhidos, assim como questionário aplicado aos clientes. Para análise dos dados, foi utilizada a análise dos resultados preconizada por Dencker (2007), além de variáveis aplicáveis nos estudos de Longo (1994) e Paladini (2010). Enquanto resultado e análise da pesquisa, foi possível observar, que a GQT já é utilizada nas agências pesquisadas, assim como é observada pelos clientes que as utilizam, apresentando elementos como gerência participativa”, e o “aperfeiçoamento contínuo”, enquanto itens primordiais aos olhos dos gestores, assim como os quesitos “atendimento” e “formas de pagamento” primordiais na visão da clientela. A pesquisa apontou pontos a serem melhorados, assim como o não-retorno de clientes (falta fidelização) e melhor estruturação dos pacotes regionais, proporcionando um gasto médio maior da clientela.

Descrição

Palavras-chave

Agenciamento. Gestão da qualidade. Pacotes regionais. Pacotes nacionais.

Citação

COSTA, Fernanda Rodrigues da; LIMA, Paulo Henrique Brito. Agenciamento de viagens e turismo: análise da Gestão da Qualidade Total (GQT) em pacotes regionais e nacionais. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão de Turismo) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por