Educação Física e interdisciplinaridade: Estudo sobre as possibilidades pedagógicas
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2025-06-06
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
O presente artigo retrata sobre as práticas pedagógicas da Educação Física relacionadas à
interdisciplinaridade e suas possíveis contribuições para a aproximação com as outras
disciplinas que compõem a grade curricular. A escolha desse tema, tem o olhar e a percepção
de como a escola afeta o desempenho do aluno através de sua abordagem de ensino em que
coloca em diálogos os conteúdos, facilitando e conectando os saberes que ali são passados a
cada aluno. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender o papel da
interdisciplinaridade dentro da educação física, o que leva a pensar como a escola tem
incluído e adaptado a interdisciplinaridade na Educação Física. Esta pesquisa é de cunho
bibliográfica qualitativa, realizada por meio de leituras de artigos, revistas, livros e textos,
possibilitando dessa maneira conhecer os conceitos e processos interdisciplinares. O estudo
procurou suscitar um olhar mais atento para a união e coletividade das ações pedagógicas
desenvolvidas na escola, com o intuito de mostrar que é possível trabalhar e ter melhores
resultados através da interatividade. Buscou-se respaldar-se teoricamente em autores que
possibilitam caminhos com o propósito de vislumbrar a interdisciplinaridade como alternativa
viável ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, esse é um trabalho que busca
refletir como a interdisciplinaridade afeta o desenvolvimento do aluno quando faz o diálogo
com outras matérias escolares.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física, Disciplina, Interdisciplinaridade
Citação
Manoel Messias Sousa Silva. Educação Física e interdisciplinaridade: Estudo sobre as possibilidades pedagógicas. 31 f. 2024. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis - TO.