Acesso à educação: ações promovidas aos imigrantes venezuelanos Warao pela gestão municipal de Araguaína/TO
Nenhuma Miniatura Disponível
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
A presente pesquisa, objetiva analisar as ações que a prefeitura de Araguaína empreende na
condição de cidade média voltada para os indígenas venezuelanos Warao como coletividade na
cidade de Araguaína-TO, verificando a promoção de acesso educacional para crianças e
adolescentes Warao em relação às suas necessidades e à acolhida conforme a Lei n° 13.445, de
24 de maio de 2017. Será adotada a filiação teórica que fundamenta a pesquisa, embasada nos
conceitos desenvolvidos por Amartya Sen (2010) e Saskia Sassen (1998, 2016). Amartya Sen,
em sua teoria do desenvolvimento como liberdade, oferece uma perspectiva que destaca a
importância da expansão das liberdades reais como medida do desenvolvimento humano,
enfatizando o papel crucial da dignidade e da segurança para todos os indivíduos (Sen, 2010).
Por outro lado, Saskia Sassen aborda as dinâmicas de exclusão e expulsão geradas pela
globalização, ressaltando como as forças econômicas globais frequentemente resultam em
despossessão e marginalização de populações vulneráveis (Sassen, 2016). As técnicas
metodológicas presentes nesta pesquisa são divididas em três eixos: (1) técnica de coleta; (2)
técnica de tabulação; e (3) técnica de análise. Isso ajuda a organizar e entender o procedimento
metodológico usado. Foi realizado a entrevista semiestruturada e escuta presencial, duas
profissionais vinculadas à área de educação e uma mãe venezuelana de crianças e adolescentes
WARAO. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas utilizando as estratégias de
análise de conteúdo. Dessa forma, a pesquisa permitiu verificar que, apesar dos esforços da
gestão municipal para integrar crianças e adolescentes indigenas warao ao sistema educacional,
ainda existem desafios significativos relacionados ao reconhecimento de sua identidade cultural
e à garantia de direitos sociais básicos.
Descrição
Palavras-chave
Warao. Imigração. Políticas públicas. Educação. Araguaína.
Citação
SILVA, Moura da silva .Acesso à educação: ações promovidas aos imigrantes venezuelanos Warao pela gestão municipal de Araguaína/TO. 2025.121f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2025.