Contribuições do Programa de Apoio À Parentalidade na Universidade (PAPU) para as famílias universitárias: um relato de experiência
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Data
2025-09-22
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Editor
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Resumo
A supervisão parental ou as atividades de cuidado com as crianças em diferentes configurações
familiares (heteroparentais, homoparentais, monoparentais, avós e netos, famílias indígenas,
quilombolas, dentre outras) promovem a sua sobrevivência e a manutenção da espécie humana.
Construções históricas e culturais de gênero nas sociedades ocidentais promovem a Divisão
Sexual do Trabalho delegando as atividades de cuidado às mulheres que assumem o desafio de
conciliar a maternidade com a formação profissional e sua inserção no mercado de trabalho. O
objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato das experiências ocorridas no Programa
de Apoio à Parentalidade na Universidade (PAPU) desenvolvido na Universidade Federal do
Norte do Tocantins - UFNT no Centro Universitário de Educação, Humanidades e Saúde
(CEHS), localizado no Município de Tocantinópolis, durante o ano de 2023. Para responder os
objetivos, utilizou-se as experiências pessoais como mãe estudante na Educação Básica e
Superior, além das experiências como monitora brincante no PAPU CEHS, no ano de 2023,
como fonte de pesquisa. O relato de experiência é um tipo de produção de conhecimento, onde
o texto trata de uma vivência acadêmica e/ou profissional em um dos pilares da formação
universitária (ensino, pesquisa e extensão), cuja característica principal é a descrição da
intervenção. As experiências como mãe estudante na Educação Básica e Superior revelam a
necessidade de políticas de apoio à maternidade estudantil: licença maternidade estudantil;
horários de aula flexíveis; abono de faltas quando filhos estão doentes; estrutura física como
brinquedotecas, espaço de amamentação, banheiro família com fraldário e sanitários infantis;
permissão para as mães levarem suas crianças no transporte universitário, dentre outras. Ser
mãe e estudante exige resiliência, organização e uma rede de apoio que nem sempre está
disponível. A vivência como mãe estudante demonstra que a permanência na Escola ou na
Universidade se torna um ato de resistência. As experiências como monitora evidenciam que o
PAPU traz contribuições para a formação dos monitores brincantes, para as crianças acolhidas
e para as famílias universitárias. A monitoria permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos
durante a formação em Pedagogia, refletindo sobre as teorias educacionais; permitiu
desenvolver pesquisas e extensão, fortalecendo o compromisso com a educação humanizada.
Atuando com crianças em atividades lúdico-pedagógicas, foi possível perceber como as
brincadeiras e o brincar é uma linguagem potente de aprendizado, capaz de estimular o
desenvolvimento cognitivo, físico e psicossocial. Para as famílias universitárias, o PAPU
contribuiu com o cuidado e o bem-estar dos seus filhos, enquanto desenvolviam as atividades
acadêmicas. Conclui-se que as vivências como mãe estudante e monitora brincante foram
experiências desafiadoras e formativas, contribuindo, significativamente, para a construção de
uma identidade profissional mais consciente, crítica e engajada na transformação da realidade
social.
Descrição
Palavras-chave
Relações de Gênero, Maternidades, Parentalidade, Educação Superior
Citação
Evânia Pereira da Silva. Contribuições do Programa de Apoio À Parentalidade na Universidade (PAPU) para as famílias universitárias: um relato de experiência. 48 f. 2025. Monografia (Graduação) Universidade Federal Do Norte do Tocantins (UFNT), Curso De Pedagogia, Campus De Tocantinópolis-TO.