Pedagogia
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Item Inserção e permanência de professores homens na educação infantil: um estudo em Tocantinópolis(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Pereira, Mirian Silva Sousa de BritoEsta pesquisa tem como tema a inserção e permanência de professores do sexo masculino na Educação Infantil. O objetivo geral foi identificar as trajetórias profissionais desses docentes nas etapas da Creche (Berçário, Maternal I e II) e da Pré-escola (Jardim I e II). Os objetivos específicos consistiram em: investigar a inserção de professores homens na Creche e na Pré-escola de Tocantinópolis, seja na docência, em funções de gestão ou administrativas; analisar como se dá a permanência e a progressão desses profissionais na carreira educacional do município; identificar os desafios enfrentados pelos professores na Educação Infantil; e avaliar o impacto da presença ou ausência masculina nesses espaços escolares. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. A etapa de campo incluiu o mapeamento de profissionais do sexo masculino em duas creches e três pré-escolas da cidade. No ano de 2023, constatou-se que apenas um professor atuava regendo uma turma de Jardim II, enquanto outros profissionais homens estavam alocados em funções administrativas, como auxiliares de serviços gerais ou vigilantes. Os resultados indicam que há uma divisão sexual do trabalho, que associa às mulheres o papel de educar e cuidar na Educação Infantil, o que contribui para a baixa inserção e permanência de homens nesse segmento da educação.Item As transformações socioambientais da região do Ribeirão Manso: memórias e afetividades com a natureza(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Silva, Iolanda Pereira LuizEste trabalho apresenta um estudo sobre as transformações ambientais e socioeconômicas no povoado Ribeirão Manso, localizado no município de Angico, no estado do Tocantins. Com uma população estimada em 84 habitantes, o povoado integra a região do Bico do Papagaio, situada no extremo norte do estado. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os impactos ambientais causados pelo desmatamento, na região do Ribeirão Manso por meio das memórias da comunidade local, explorando as experiências vivenciadas pelos moradores ao longo dos anos. Para isso, foram realizadas entrevistas com os habitantes da região, permitindo a construção de um panorama sobre as transformações ambientais e sociais ocorridas nas últimas décadas. Os relatos evidenciam que as mudanças na região, impulsionadas pelas ações humanas, como agropecuárias, atividades agrícolas têm provocado impactos ambientais significativos, como a degradação da vegetação nativa e a instabilidade do solo. A paisagem local sofreu modificações visíveis e aceleradas, como o assoreamento do córrego, a poluição do ar, a perda da biodiversidade, a extinção das espécies silvestres, afetando diretamente a vida da população e a sustentabilidade do meio ambiente. Nesse contexto, este estudo busca compreender a realidade do povoado a partir da perspectiva de seus habitantes, cujas memórias refletem as transformações socioambientais que remodelaram a região. As entrevistas revelam um rico repertório de lembranças sobre um ambiente que, ao longo do tempo, foi alterado pelas práticas humanas, evidenciando a necessidade de medidas para a preservação e recuperação dos recursos naturais.Item Retenção do recreio escolar e outras estratégias de castigo escolar: uma educação não punitivista é possível?(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Saraiva, Silviane da CruzQue o recreio faz parte do cotidiano do aluno, é sabido há bastante tempo por toda e qualquer pessoa, ainda que ela não tenha desfrutado desse doce momento. Para além dos aspectos de contribuição ao desenvolvimento e a saúde, o recreio também tem uma dimensão de recreação, lazer e divertimento, o que contrasta com cotidiano escolar que, em geral, têm um caráter mais sério e disciplinar, negligenciando e/ou restringindo os espaços e tempos para o livre brincar.. Considerando que a aplicação do castigo escolar, que inclui a retenção do recreio escolar, ainda é uma realidade na sociedade brasileira, apesar das divergentes opiniões, o problema que moveu esta pesquisa foi: como que a retenção do recreio escolar e outras formas de castigo escolar tem sido abordada e comunicada em jornais digitais? Trata-se de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, que se insere no campo da Pesquisa em Educação, valendo-se tanto da abordagem quantitativa quanto qualitativa. Foi desenvolvida tendo como material de análise matérias de jornais sobre castigo escolar disponíveis na internet.A organização dos dados nos conduziu a dois grandes agrupamentos, evidenciando que tais matérias se apresentam como notícias de casos, geralmente pontuais, ou matérias reflexivas, que problematizam a questão da aplicação e uso dos castigos escolares. A análise dessas matérias selecionadas nos possibilitou perceber que a grande maioria dos casos nelas relatados são acontecimentos negativos, envolvendo situações de violência contra as crianças. As matérias reflexivas, por sua vez, são majoritariamente argumentos e dados contra a aplicação de castigos nas escolas. Tal dados nos permite perceber que no campo teórico, parece haver um consenso de que os castigos e punições são maléficos para o desenvolvimento das crianças, no entanto, na prática escolar eles ainda acontecem. Diante dos aspectos analisados ao longo desta pesquisa, pode-se perceber que o castigo escolar em si é uma temática recente e ainda pouco explorada e quando se trata das práticas de retenção/suspensão do lazer e prazer como práticas de castigo escolar a questão está ainda menos posta para ser debatida.Item A prática do estágio curricular na educação infantil/creche e suas contribuições para a formação de professores(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-05-22) Sousa, Sandra BorgesA contribuição do Estágio na Educação Infantil (creche), forma-se no presente dando visibilidade para a construção de uma nova visão, tendo a Educação Infantil um espaço de pesquisa e conhecimento do universo infantil. Possibilitando a interação e aproximação com a realidade profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi refletir sobre a importância do estágio supervisionado na educação infantil (creche), buscando compreender como ele contribui na formação profissional do acadêmico durante o curso de pedagogia. Como percurso metodológico adotou-se uma pesquisa com abordagens qualitativa, bibliográfica e documental tendo como amostra 15 acadêmicos, atendendo a três critérios: que ainda não realizaram o estágio, que estão realizando e que já realizaram o estágio supervisionado na educação infantil (creche). Constatou-se a partir das respostas dos participantes que o estágio supervisionado é compreendido como um momento de grande aprendizado acerca da prática pedagógica. Sendo visto como um momento ímpar de associar a teoria com a prática adquirida ao longo da formação. Porém, nem todos se sentem preparados para realizar o estágio, tendo como dificuldades timidez e apresentar conteúdos de forma didática ou articular teoria e prática. Portanto, deve-se considerar o estágio como um momento de ensino aprendizagem, possibilitando habilidade de pesquisa no ambiente escolar e conhecimento relacionado com a teoria e a prática.Item Nietzsche e a educação: críticas e contribuições(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-12) Guimarães Filho, Rubem AlvesO presente trabalho explora a vida e a obra de Friedrich Wilhelm Nietzsche, um filósofo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX que abalou os alicerces da moralidade, bem como suas críticas e contribuições para a educação. O estudo começa com uma análise detalhada da vida de Nietzsche, desde seu nascimento na Saxônia em 1844 até sua carreira como professor de filologia em Basileia. O estudo destaca a influência de figuras como Schopenhauer e Wagner em seu pensamento, bem como suas críticas à tragédia grega e ao racionalismo socrático. O estudo também discute a distinção de Nietzsche entre apolonianismo e dionisianismo, e como essa distinção se reflete em suas opiniões sobre a Grécia antiga. Concluir com uma discussão sobre a crítica da educação de Nietzsche e como suas ideias pro para a pedagogia moderna e contemporânea.Item Reflexões sobre o espaço escolar e conceitos geográficos na educação infantil(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-12) Farias, Rony Von PereiraO Espaço Escolar enquanto instituição social possui características próprias, no Brasil embora exista a discussão e o consenso por parte da sociedade sobre a necessidade de investimentos nas escolas públicas brasileiras, no campo prático, as estruturas físicas e arquitetônicas são mais conhecidas por apresentarem condições precárias. Dentro dessas limitações, a sua utilização se constitui como uma forma de evidenciar as suas possibilidades e os seus limites. Esta pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre a utilização de conceitos geográficos nos espaços de uma escola rural em uma pré-escola que se localiza no município de Tocantinópolis. Para construir este texto foi utilizado de material bibliográfico para dissertar a parte teórica, para isto foram utilizados artigos acadêmicos, livros e sites informativos. Para a dimensão prática da pesquisa foi utilizado análise documental e aplicação de questionário. Para tanto realizou-se uma entrevista com questões abertas e a análise do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola investigada. Os resultados possibilitaram afirmar que, há ausência de compreensão sobre as possibilidades da utilização de conceitos geográficos para o desenvolvimento infantil.Item O uso de chromebooks como estratégia de ensino por professores da rede estadual do município de Tocantinópolis(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-12) Fernandes, Maria Anita Pereira PiresEste trabalho aborda a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional, com foco específico no uso dos Chromebooks distribuídos pelo Governo Estadual do Tocantins para os alunos do Ensino Médio. A temática central é a efetivação de práticas pedagógicas dinâmicas e tecnológicas nas escolas, em um cenário onde os alunos são considerados nativos digitais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas com professores da rede estadual de ensino de Tocantinópolis/TO como principal técnica de coleta de dados. O estudo foi estruturado para identificar as práticas pedagógicas que podem ser implementadas com o uso dos Chromebooks, bem como avaliar os benefícios e desafios associados ao uso dessas tecnologias na sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores que discutem a importância das TDIC na educação, como Moran (2000), além das diretrizes curriculares nacionais que incentivam a integração dessas tecnologias nos planos pedagógicos. Os resultados indicam que, embora as escolas tenham avançado na incorporação das tecnologias digitais em seus planos pedagógicos, ainda há um longo caminho a ser percorrido em termos de formação docente e infraestrutura escolar. Os Chromebooks mostraram-se ferramentas valiosas para promover um ensino mais interativo e centrado no aluno, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e reflexiva. No entanto, o sucesso dessas iniciativas depende de um suporte contínuo e da capacitação dos professores para integrar efetivamente esses dispositivos em suas práticas pedagógicas.Item A educação na prisão no Brasil: um panorama geral do Estado da Arte(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-03-10) Macedo, Luana MirandaApesar da prisão em si ser uma temática que envolve muitas áreas de conhecimento e possuir uma vasta produção de trabalhos acadêmicos a seu respeito, quando associada à educação essa produção se torna bem mais recente e menor. Nesse contexto, o problema que orientou essa pesquisa foi: qual a situação do conhecimento acadêmico e científico produzido até então em relação à Educação na prisão no Brasil e, de maneira geral, o que ele comunica? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte. Foram utilizadas as plataformas BDTD e CAPES para o levantamento das teses e dissertações sobre a temática. Após o processo de filtragem, o corpus da pesquisa constitui-se de 552 trabalhos acadêmicos. Apesar do quantitativo de trabalhos acadêmicos poder ser considerado pequeno se comparado a outras áreas e subáreas do conhecimento mais consolidadas, têm expressão para trazer alguns primeiros indicativos do que tem sido produzido em âmbito acadêmico. Foram feitas análises comparativas entre as plataformas de busca; o envolvimento de diferentes Instituições de Ensino Superior; bem como seus Programas de Pós- graduação, na produção de conhecimento nesta temática; o tipo de trabalho acadêmico produzido (se tese ou dissertação); o ano da defesa e publicação e a distribuição desses trabalhos pelas regiões e estados brasileiros.Foi possível evidenciar que é crescente a produção de conhecimento acadêmico relacionado à educação em prisões, apesar dela estar mal distribuída geograficamente pelo território brasileiro, espelhando a desigualdade do sistema de ensino e formação acadêmica que existe no Brasil. Ainda há diversas lacunas e muito por se avançar, inclusive para que tais conhecimentos possam orientar a elaboração e avaliação das políticas públicas. No entanto, o aumento na produção indica uma abertura e interesse, ainda que incipiente, para a temática e, consequentemente, para a sua recepção social. Há que se destacar também o quanto os trabalhos sobre a educação nas prisões, ainda que concentrados majoritariamente em programas de pós-graduação em Educação, extravasam para outras áreas de conhecimento, exigindo um olhar interdisciplinar para a temática.Item Trajetórias de mães estudantes na educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-28) Sousa, Lionete Da SilvaNa presente pesquisa abordamos as ligações entre o processo de formação na Educação Básica e o exercício da maternidade, a partir das narrativas autobiográficas das estudantes mães na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nossa pesquisa teve como objetivo geral investigar as trajetórias de estudantes mães na Educação de Jovens e Adultos de Tocantinópolis. De modo específico mapeamos a existência de estudantes mães na EJA do Ensino Fundamental II (segundo segmento) de uma escola estadual de Tocantinópolis; investigamos os motivos da desistência do ensino regular e a inserção na EJA; investigamos o quanto a maternidade atravessa as trajetórias das estudantes durante sua formação escolar; analisamos a existência de programas de apoio à maternidade dentro da Escola e fora dela, que possam assegurar a permanência delas durante o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo de natureza qualiquantitativa com objetivos exploratórios, tendo como instrumento de coleta de informações a roda de conversa. Participaram da roda de conversa e construção das narrativas autobiográficas 21 estudantes da EJA Ensino Fundamental, segundo segmento, das turmas do 7 o. e 9 o. ano, havendo 15 mulheres e 6 homens. Destes, 12 mulheres exerciam a maternidade e apenas dois homens a paternidade, sendo que sete alunos(as) precisam levar seus filhos(as) para as aulas regulares. Para alcançar os objetivos da pesquisa fez-se análise interpretativo-crítica das narrativas de 10 mães estudantes. As narrativas das mães estudantes indicam que suas histórias de vida convergem quanto aos fatores que dificultaram a permanência na escola durante o Ensino Fundamental: moravam na zona rural; o contexto de pobreza; as atividades de cuidado com os filhos, irmãos ou outros familiares; o casamento; e o trabalho na roça ou na cidade para colaborar no sustento financeiro das suas famílias de origem ou família nuclear. Sobre seu retorno na EJA e perspectivas futuras, desejam terminar os estudos e pretendem fazer um curso técnico profissionalizante ou ingressar na Educação Superior. Conclui-se que, o casamento e a maternidade atravessam a vida escolar e profissional dessas mulheres, fazendo com que desistam dos estudos no ensino regular durante a Educação Básica, voltando a estudar algum tempo depois na EJA como forma de recuperar o que lhes foi tirado, seguindo assim, com sonhos e planos para um futuro próximo após a conclusão do Ensino Médio.Item Formação docente e a BNCC: um estudo a respeito das formações continuadas para implementação da base nacional comum curricular em Porto Franco - MA(Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-28) Rodrigues, Íris Léia MacielEste é um trabalho de conclusão de curso desenvolvido a partir da necessidade de compreender a formação continuada de professores a partir de um novo documento, nesse caso, a BNCC. O objetivo desse estudo é compreender como se deu a formação continuada para a implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Território Maranhense no município de Porto Franco- MA. Essa é uma pesquisa de análise documental que foi desenvolvida a partir de documentos que orientam a atividade pedagógica do município, fazendo um paralelo nos âmbitos nacional, estadual e municipal com base nas metas dos planos nacional, estadual e municipal de educação que tratam da formação continuada de professores, além de analisar a contribuição do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular no município. Foram analisados 3 relatórios de gestão de educação do município dos anos de 2021, 2022 e 2023 para identificar as ações de formação continuada. Com base na análise desses documentos podemos concluir que a formação continuada, de implementação da BNCC, se deu de três formas: formação continuada para diretores, coordenadores e professores especificamente para a compreensão de como usar a BNCC; a formação dentro da própria prática já com a BNCC inserida nas ações pedagógicas; e a implementação da BNCC no documento curricular do município, configurando também uma formação dentro da prática pedagógica, mas nessa etapa refere-se ao planejamento e ao uso prático da BNCC em sala de aula.