Educação Física

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    Educação Física e interdisciplinaridade: Estudo sobre as possibilidades pedagógicas
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-06-06) Silva, Manoel Messias Sousa
    O presente artigo retrata sobre as práticas pedagógicas da Educação Física relacionadas à interdisciplinaridade e suas possíveis contribuições para a aproximação com as outras disciplinas que compõem a grade curricular. A escolha desse tema, tem o olhar e a percepção de como a escola afeta o desempenho do aluno através de sua abordagem de ensino em que coloca em diálogos os conteúdos, facilitando e conectando os saberes que ali são passados a cada aluno. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo geral, compreender o papel da interdisciplinaridade dentro da educação física, o que leva a pensar como a escola tem incluído e adaptado a interdisciplinaridade na Educação Física. Esta pesquisa é de cunho bibliográfica qualitativa, realizada por meio de leituras de artigos, revistas, livros e textos, possibilitando dessa maneira conhecer os conceitos e processos interdisciplinares. O estudo procurou suscitar um olhar mais atento para a união e coletividade das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, com o intuito de mostrar que é possível trabalhar e ter melhores resultados através da interatividade. Buscou-se respaldar-se teoricamente em autores que possibilitam caminhos com o propósito de vislumbrar a interdisciplinaridade como alternativa viável ao processo de ensino e aprendizagem. Como resultado, esse é um trabalho que busca refletir como a interdisciplinaridade afeta o desenvolvimento do aluno quando faz o diálogo com outras matérias escolares.
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    TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE - TDAH: uma análise autobiográfica sobre os impactos da medicalização infantil na vida da filha de uma pedagoga em formação
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Almeida, Josani Gomes De
    Este trabalho aborda de forma crítica o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, desde uma perspectiva da medicalização da educação e da infância, a partir de uma pesquisa autobiográfica sobre o tema. O TDAH é considerado um transtorno de causa genética, caracterizado por comportamento de distração, agitação, hiperatividade, impulsividade e esquecimento. O principal objetivo da pesquisa é analisar a história vivenciada por mim, pedagoga em formação e mãe de uma criança diagnosticada com TDAH, aos 5 anos de idade, a fim de compreender o processo de medicalização que Eloá viveu e os seus impactos em nossas vidas. Como metodologia utilizamos a pesquisa autobiográfica, buscando compreender a medicalização da educação e da infância através das nossas vivências. Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, com o intuito de se obter formação teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e sobre medicalização da educação e da infância, além de narrativas (auto)biográficas, que sistematizam nossas vivências de uma família diagnosticada com TDAH e os desdobramentos disso no meu processo formativo. A sistematização da minha experiência, enquanto mãe de Eloá, do seu nascimento ao diagnóstico e o impacto que o mesmo teve na vida da minha filha, foi o ponto de partida para analisar esse caso de medicalização da educação e da infância, a luz da literatura sobre a temática. Compreendemos o TDAH enquanto um diagnóstico controverso, que pode servir para esconder problemas sociais e do sistema educacional, como resultado da medicalização da educação. Apontamos as contribuições que essa pesquisa, o meu processo formativo, os estágios e os debates críticos que tive sobre o TDAH e a medicalização, contribuíram para minha formação enquanto mãe e professora. Por fim, entendemos que esta pesquisa contribui para a auto(avaliação) dos profissionais da educação acerca dos enfrentamentos do processo ensino/aprendizagem, lhes permitindo repensar sua prática, a fim de não contribuir para o aumento dos números de diagnósticos de transtornos e desconstruir essa formação social vigente.
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    Relato de experiência da modalidade Futevôlei como prática de atividade física dos praticantes inseridos no Projeto de Extensão Universitária do município de Tocantinópolis - TO.
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Conceição, Lourrane Ribeiro da
    O futevôlei tem o potencial de promover a saúde, aprimorar aspectos como a capacidade cardiorrespiratória e contribuir no fortalecimento do bem-estar psicossocial e da qualidade de vida. Dito isso, este estudo teve como objetivo investigar as implicações do futevôlei na promoção da saúde, da educação e do bem-estar dos participantes do projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Norte do Tocantins. Além disso, foi necessário realizar uma pesquisa exploratória descritiva, que incluiu uma aplicação de questionários on-line com os participantes do projeto de futevôlei da cidade de Tocantinópolis. O estudo adotou uma abordagem dialética e utilizou uma pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa exploratória descritiva e na coleta de dados por meio de questionários aplicados via Google Formulários. Os resultados demonstram que o futevôlei é um esporte em intensa expansão, permitindo vivenciar momentos de interação e socialização. A prática do futevôlei oferece uma série de benefícios que contribuem significativamente para o bem-estar físico, mental e social dos praticantes. Dos parâmetros de bem-estar identificados. Concluiu-se que os participantes deste estudo apresentavam níveis suficientes de atividade física através da análise da entrevista semiestruturada aplicada e uma percepção significativa de bem-estar. Evidências indicam que o futevôlei, juntamente com um estilo de vida ativo, desempenha um papel crucial na prevenção de problemas físicos e mentais dos praticantes, promovendo maiores interações interpessoais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde destes indivíduos.
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    Efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade do sono em pessoas idosas da Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Jesus, Diego Alves de
    O objetivo desse trabalho foi verificar o efeito da caminhada orientada ao ar livre na melhora da qualidade de sono de pessoas idosas da Universidade da Maturidade (UMA)/BICO do Polo de Tocantinópolis. Estudo quase-experimental, composto por 24 pessoas idosas, divididos em dois grupos: 12 no grupo controle (GC) e 12 no grupo intervenção (GI), matriculados no projeto de extensão da UMA/BICO da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Foram coletadas informações sociodemográficas e aplicação dos seguintes instrumentos: Mini Exame do Estado Mental e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP), sendo este último administrado nos períodos pré e pós-intervenção. Pessoas idosas do GI foram submetidos a atividades físicas por meio de caminhadas orientadas ao ar livre, realizadas duas vezes por semana, de outubro a dezembro de 2024, totalizando 6 semanas de intervenção. Para a análise dos dados, foram utilizados testes qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher, análise de variância multivariada para medidas repetidas (MANOVA) e teste de Lambda de Wilks, com nível de significância p ≤ 0,05. O GI apresentou diminuição nos escores do IQSP (p < 0,001). Portanto, a caminhada orientada ao ar livre no GI atenuou melhora na qualidade do sono de pessoas idosas da UMA/BICO.
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    Desenvolvimento motor em crianças pré-escolares com transtorno do espectro autista e sua relação no acompanhamento específico de profissionais de Educação Física: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-23) Hellen Regina Marques Bandeira
    Introdução: O presente artigo explora o desenvolvimento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a relação com práticas mais eficazes e inclusivas na Educação Física, visando beneficiar uma parte específica da população. Objetivo: investigar como atividades realizadas com o acompanhamento de profissionais de Educação Física pode influenciar o desenvolvimento motor de crianças em idade pré-escolar diagnosticadas com TEA. Métodos: Foi uma revisão integrativa, permitindo a síntese e análise do tema, incluindo estudos experimentais e não experimentais. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Google Scholar e PubMed no período de maio a junho de 2024 e selecionados artigos publicados no período de 201 2, 2016 e 2018; os critérios de seleção de estudos foram: ensaios clínicos randomizados e não randomizados, ensaios comunitários e estudos que utilizaram alguma intervenção com atividade física com crianças com TEA em idade pré-escolar, cuja amostra fossem crianças, de 3 e 5 anos de idade. As palavras-chaves foram , Resultados: Observou-se que essas crianças frequentemente apresentavam atrasos na coordenação motora fina e grossa, além de dificuldades relacionadas ao equilíbrio e às praxias. Conclusão: atividades rítmicas melhoram significativamente as habilidades motoras; Atividades sensoriais e o uso de trampolins ajudam a melhorar o desenvolvimento social de crianças com TEA e hiperatividade.
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    Voleibol escolar em Tocantinópolis: Estudo sobre o processo de desenvolvimento e benefícios da prática
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-04-14) Sousa, Anderson Filiphe Costa de
    O voleibol é uma prática esportiva que expande as dimensões do desenvolvimento físico e abrange aspectos relacionados ao desenvolvimento integral de seus praticantes. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é compreender como o voleibol impacta os estudantes em múltiplas dimensões e como objetivos específicos busca-se analisar a frequência e a qualidade da prática nas aulas de Educação Física, o engajamento dos estudantes, os desafios enfrentados e os benefícios percebidos. Esta é uma pesquisa, descritiva de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública, com estudantes de 15 a 17 anos. Para a coleta de informações, utilizou-se observação participante e aplicação de questionários abertos, a análise das informações aconteceu por meio da análise de conteúdo. Este estudo buscou compreender as percepções dos estudantes do ensino médio sobre os benefícios da prática do voleibol no contexto escolar, com ênfase no desenvolvimento físico, motor e social. Como resultados, observa - se a importância do voleibol como ferramenta pedagógica e de inclusão social, promovendo o bem-estar e o fortalecimento de habilidades essenciais para os jovens.A prática do voleibol no ambiente escolar se mostra como uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para o crescimento físico, social e emocional dos estudantes. Além disso, destaca-se como uma atividade significativa para o cotidiano dos jovens, promovendo bem-estar e integração social.
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    Educação Física na Educação Infantil: percepções de uma observação sistemática
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-14) Souza, Joelmir Silva
    A Educação Infantil é uma fase muito importante na Educação Básica e a Educação Física contribui para este processo de desenvolvimento da criança, contudo, a oferta da Educação Física na Educação Infantil ainda é um grande desafio para muitos municípios. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é discutir sobre as barreiras e desafios encontrados pelo sistema municipal de ensino em Tocantinópolis em relação à oferta da Educação Física na Educação Infantil. Os objetivos específicos são : compreender cada desafio encontrado pelas escolas municipais para a oferta da Educação Física na Educação Infantil; conhecer o contexto escolar e a estrutura disponibilizada para a oferta da Educação Física na Educação Infantil. O presente trabalho apresenta uma pesquisa descritiva qualitativa que pretende trazer um pouco da realidade da Educação Física na Educação Infantil da cidade de Tocantinópolis. O processo metodológico para a coleta de informações aconteceu através de uma visita técnica com observação sistemática, registrando anotações, tirando fotos, fazendo diário de campo e análise destas informações ocorreu pela análise de conteúdo. Como resultados, observa-se que as professoras pedagogas têm uma preocupação maior em ensinar os números e letras aos alunos da Educação Infantil, pois as escolas municipais não possuem uma estrutura adequada para realização de atividades físicas, o que causa insegurança às professoras, em sair da sala de aula para ministrar atividades. Durante a observação sistemática, foi identificado que as estruturas físicas da escola estão precárias e não possui espaços para execução das aulas de Educação Física, fora da sala de aula, foi identificado como são desenvolvidas as aulas. Portanto, diante das circunstâncias encontradas, conclui-se que a escola está precisando de investimentos na infraestrutura da escola, materiais esportivos, valorização dos profissionais que estão atuando no momento em sala de aula, assim como também formação e recursos humanos como professores especialistas de Educação Física. A maior dificuldade na escola é a falta de professores de Educação Física dentro do ensino infantil e estruturas físicas para o desenvolvimento das aulas, às creches municipais também não possuem professores de Educação Física, deixando assim os alunos com essa lacuna, somente estarão tendo contato com a Educação Física a partir do 1o ano do ensino fundamental, sendo que quanto mais cedo o contato melhor o desenvolvimento motor, cognitivo e maior respeito ao próximo.
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    Voleibol escolar em Tocantinópolis: Estudo sobre o processo de desenvolvimento e benefícios da prática
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-14) Sousa, Anderson Filiphe Costa de
    O voleibol é uma prática esportiva que expande as dimensões do desenvolvimento físico e abrange aspectos relacionados ao desenvolvimento integral de seus praticantes. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é compreender como o voleibol impacta os estudantes em múltiplas dimensões e como objetivos específicos busca-se analisar a frequência e a qualidade da prática nas aulas de Educação Física, o engajamento dos estudantes, os desafios enfrentados e os benefícios percebidos. Esta é uma pesquisa, descritiva de natureza qualitativa, realizada em uma escola pública, com estudantes de 15 a 17 anos. Para a coleta de informações, utilizou-se observação participante e aplicação de questionários abertos, a análise das informações aconteceu por meio da análise de conteúdo. Este estudo buscou compreender as percepções dos estudantes do ensino médio sobre os benefícios da prática do voleibol no contexto escolar, com ênfase no desenvolvimento físico, motor e social. Como resultados, observa - se a importância do voleibol como ferramenta pedagógica e de inclusão social, promovendo o bem-estar e o fortalecimento de habilidades essenciais para os jovens.A prática do voleibol no ambiente escolar se mostra como uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para o crescimento físico, social e emocional dos estudantes. Além disso, destaca-se como uma atividade significativa para o cotidiano dos jovens, promovendo bem-estar e integração social.
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    Promoção de Educação e Saúde de pessoas idosas do Bico do Papagaio: um relato de experiência
    (2025-02-14) Cipriano, Maíza Morais
    A Universidade da Maturidade (UMA/BICO) é um projeto de extensão vinculado ao Programa da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em Tocantinópolis, a UMA passa a fazer parte do cotidiano dos Tocantinopolinos nos anos de 2009 e 2013, e somente depois de 10 anos e por ocasião da transição da Universidade Federal do Tocantins/Universidade Federal do Norte do Tocantins, ressurge com a denominação de UMA/BICO em setembro de 2023 com reativação do Polo de Tocantinópolis. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência das vivências adquiridas e desenvolvidas por uma monitora participante do projeto e descrever ações do Projeto Integrado do Curso de Educação Física “UMA/BICO”, vinculado ao Programa Alvorecer em parceria com o Curso de Pedagogia. Trata-se de um relato de experiência realizado com acadêmicos da UMA no período de agosto de 2023 a maio de 2024. O projeto articulou atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser um espaço de troca e partilhas, viabilizando e incentivando estratégias de promoção de educação e saúde, propiciando qualidade e dignidade à vida de pessoas adultas e idosas, ampliando suas capacidades comunicativas e acesso às informações demonstrando a relevância da participação dos acadêmicos na sociedade enquanto sujeito empoderado.
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    Insônia de pessoas idosas da Universidade da Maturidade no polo de Tocantinópolis, TO
    (Universidade Federal do Norte do Tocantins, 2025-02-14) Lima, Lucilene Fernandes
    O objetivo deste trabalho foi analisar a presença de insônia em pessoas idosas de uma Universidade da Maturidade no Norte do Tocantins. Estudo transversal com idosos assistidos na Universidade da Maturidade em Tocantinópolis, TO, sendo aplicado o formulário de dados sociodemográficos, o Miniexame do Estado Mental e o Índice de Gravidade de Insônia. A amostra foi dividida em dois grupos: com e sem insônia. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva e inferencial, com uso do teste Qui-quadrado e exato de Fisher, adotando o nível de significância de p≤0,05. Foram entrevistados 100 idosos, sendo 77 no grupo sem insônia e 13 no grupo com insônia. A prevalência da insônia foi de 13%, com predominância do sexo feminino e na faixa etária de 60-69 anos. Não foram encontradas diferenças significativas quando associadas às variáveis sociodemográficas com relação aos grupos. As variáveis associadas ao desfecho foram: Ansiedade (p=0,005), Depressão (p=0,003) e Qualidade do sono (p=0,008). A maioria dos participantes não apresentaram sintomas de insônia, porém 13% do grupo pesquisado esteve presente, um dado importante para futuras investigações sendo necessário abordagem com maior frequência em grupos de idosos, visto que é o transtorno do sono mais comum nessa população. Assim, ações de promoção e prevenção para minimização dos prejuízos na saúde física e mental são extremamente primordiais no grupo pesquisado evitando um maior risco de instalação de outras doenças crônicas não transmissíveis e efeitos deletérios com piora na qualidade de vida.